O Que Fazer em Foz do Iguaçu – guia alternativo

Quando você pensa em Foz do Iguaçu, o que vem à sua mente?

Eu chutaria que as primeiras imagens que surgiram na sua cabeça foram das Cataras do Iguaçu e compras no Paraguai. Ou quem sabe de Itaipu e de jantares na Argentina?

Esses pontos turísticos de Foz do Iguaçu são obrigatórios, claro. Só que conhecer apenas esses locais seria fazer o que eu gosto de chamar de turismo de cartão postal, que é voltar para casa com fotos lindas, mas sem aprender muito sobre o local.

Então se você gosta de conhecer a essência dos lugares que você passa, assim como a gente do Local Planet, continue lendo este guia lado B do que fazer em Foz do Iguaçu, com dicas de quem nasceu e cresceu por aqui:

 

1. Conhecer o Templo Budista

Templo Budista em Foz do Iguaçu
Imagem: Expedia

O Templo Budista, é um local agradável e muito calmo, tem muita coisa pra observar e é bem grande, tem uma visão privilegiada para o centro de Foz do Iguaçu, além de também ter uma ótima vista à nossa cidade vizinha, Ciudad Del Este – PY.

O Templo conta com mais de 100 estátuas, todas elas tem um significado único e especial é uma ótima maneira de conhecer uma cultura e religião diferente e ainda aprender coisas novas. Além disso, o local é um ótimo cenário para belas fotos.

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99
Horários: terça à domingo, das 09:30 até as 17h00
Entrada  gratuita! 

 

2. Aprender sobre o cosmos no Pólo Astronômico

Polo Astronômico - O que fazer Foz do Iguaçu
Imagem: Turismo Itaipu

Para quem se interessa pelo cosmos ou então viaja com crianças, o Polo Astrônomico Casimiro Montenegro Filhoé muito recomendado. Diferente de outros polos que visitei, onde apenas exibem filmes do espaço, nesse os visitantes podem observar o céu e astros de diferentes maneiras.

“Todos os passeios envolvem observação, pois há telescópios para dia e para noite. Nas sextas e sábados, existe um horário de visitação para observação noturna. As observações acontecem sempre, só sendo suspensas quando as questões climáticas impedem de acontecer”, segundo um representante do local.

Horários:  terça a domingo: 10h até as 16h / mais horários especiais todas as sextas e sábados: 18h30 (ou 19h30 no horário de verão)

 

3. Passear na Feirinha da JK

Feirinha JK em Foz do Iguaçu
Imagem: Local Planet

A Feirinha da JK acontece todo domingo pela manhã, com produtos de pequenos produtores, artesãos e artistas da região. Ponto de encontro das pessoas de Foz do Iguaçu, é um ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da nossa cultura, fazer umas comprinhas apoiando os negócios locais e também tomar café da manhã ou almoçar.

Além disso, muitos domingos também rolam apresentações culturais, aulas de yoga, feira com animais para doação e outras intervenções. Tudo de graça! <3

Horários: domingos, das 8h às 12h

Endereço: Início da Avenida JK, próximo à Praça da Paz, Centro, Foz do Iguaçu.

 

4. Ir ao Refúgio Biológico Bela Vista

Refúgio Biológico de Itaipu em Foz do Iguaçu
Imagem: Foz do Iguaçu Destino do Mundo

Projeto desenvolvido pela Itaipu, o Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de proteção para mais de 960 gêneros de plantas e 50 espécies animais como jaguatirica, jacaré, gavião, urubu-rei, quati, arara-vermelha, jabuti, coruja, serpentes, macaco-prego e a onça pintada.

Os animais que estão em situação de risco são resgatados e tratados no local, que conta com estrutura de ponta e jaulas mais humanizadas.

A visita é acompanhada de um guia, que fala também outros idiomas, e percorre uma trilha de 2 km. Então vá com roupas confortáveis e tênis para curtir a caminhada. 😀

Horários: de terça a domingo, 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30
Endereço: Centro de Visitantes da Itaipu, Av. Tancredo Neves, 6702

 

5. Saltar de skydive

Skydive em Foz do Iguaçu
Imagem: Make Tour Brasil

Para quem está a fim de uma experiência mais intensa, o Skydive Foz é parada obrigatória. Sobrevoando Itaipu e a área represada, um salto de poucos segundo pode te fazer sentir mais vivo que nunca.

A escola de paraquedismo tem uma estrutura legal para acompanhantes e visitantes também, então se ainda não criou coragem, mas quiser conhecer ou curtir um pôr-do-sol no local, é só chegar!

Horário: todos os dias, das 8h até o pôr-do-sol (exceto quando há mau tempo)

Endereço: Rua Angela Aparecida Andrade, 97 – Aeroporto Hércules (próximo ao Templo Budista)

6. Visitar a Mesquita Muçulmana

Mesquita Muçulmana Foz do Iguaçu
Imagem: Hotel Panorama

Você sabia que Foz do Iguaçu conta com a segunda maior colônia árabe do Brasil? Pois é, perde só para São Paulo!

Então nossa cidade é também sede de uma bela Mesquita Muçulmana, chamadaOmar Ibn Al-Khatab. No interior há uma sala ornamentada com formas geométricas e pinturas.

As mulheres devem entrar no local de calça e cobrir a cabeça com um lenço – na Mesquita são disponibilizados os lenços para cobrir a cabeça.

Horários: segunda à sexta, 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 / sábado, das 9h às 11h30
Endereço:   Rua Meca, 599 – Jardim Central

7. Conhecer o campus da Conscienciologia

O que fazer em Foz do Iguaçu - Conscienciologia
Imagem: conscienciologia.org.br

O Centro de Altos Estudos – CEAC a Conscienciologia, é uma ciência  desenvolvida pelo Prof. Waldo e que é estudada no CEAC.

Conta com laboratórios para estudos científicos de fenômenos parapsíquicos em geral. Além disso, conta com encontros abertos semanais, cursos, laboratório de estudos e mais.

A Conscienciologia é também sede da Holoteca, uma das maiores bibliotecas do país, com livros específicos da área,  além de livros em geral, coleções de clássicos em quadrinhos, entre outros.

Horários: diariamente de segunda à domingo, das 09h até as 17h
Endereço:  Rua da Cosmoética, 1635 – Centro
Telefone: (55) 45-35252652

 

8. Correr no Parque Nacional do Iguaçu

Meia Maratona das Cataratas em Foz do Iguaçu
Imagem: Youtube

Para quem pratica corrida de rua,  correr dentro do Parque Nacional é uma experiência única.

Imagine correr cercado de mata atlântica, ouvindo os sons dos pássaros e ainda com vista das exuberantes Cataratas te esperando no final. <3

A estrada dentro do Parque tem cerca de 11 km só de ida, com muitas subidas e descidas. Esse cenário ideal é sede anual da meia maratona das Cataratas, quando corredores de todo Brasil e atletas profissionais de todo mundo, vêm ter essa experiência.

Só que você não precisa esperar pela meia maratona, pois é possível correr sozinho durante os horários de visitação. É só comprar a entrada normalmente, mas então seguir correndo, ao invés de pegar o ônibus. 😉

9. Andar de skate nas pistas municipais

Pistas de Skate Foz do Iguaçu
Pista no Parque Remador (imagem: ClickFoz)

O skate sempre foi forte em Foz do Iguaçu, depois de ter sido sede dos X-Games então, se popularizou ainda mais. Pra fortalecer ainda mais, houve um movimento da Itaipu e organização dos moradores da Vila A, que encabeçaram uma pista street na Vila A, que depois foi seguida de várias outras pela prefeitura da cidade.

Pra quem viaja sempre com o carrinho, vale a pena conferir:

Pista de skate street na Vila A: considerada uma das melhores pistas do Paraná, medindo 25m x 16m, conta com caixotes de diversos tamanhos, quarter, deltas, rampas, corrimões, escadarias e paredão

Parque Remador Omar de Oliveira (Porto Meira): com rampas, corrimões, escadas e caixote, o local já foi sede do Campeonato Paranaense de Skate Amador em 2015, com participação de atletas de todo Brasil

 

Fonte: www.localplanet.com.br

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *